Prognósticos da Copa

A Copa do Mundo 2010 na África do Sul está oficialmente aberta. Após a bela abertura na tarde de quinta-feira, dois jogos deram ontem o pontapé inicial no torneio mais esperado dos últimos 4 anos: África do Sul 1×1 México e França 0x0 Uruguai. Nesse post darei meus palpites e tentarei fazer algumas previsões a respeito de cada seleção.

Grupo A

Equipes: África do Sul, México, Uruguai e França.

Sem dúvida, um dos grupos mais equilibrados da Copa. Não arriscaria apostar meu dinheiro em nenhum deles, nem mesmo na França – teoricamente favorita. Porém, como são apenas palpites, arrisco dizer que os classificados serão Uruguai e França, deixando ó anfitrião como o primeiro país na história das Copas a não passar da primeira fase. Contudo, deixo claro que não vejo maiores perspectivas pra nenhuma das duas seleções caso realmente passem de fase.  

Grupo B

Equipes: Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia.

Creio que não teremos maiores surpresas neste grupo. Mesmo não jogando um bom futebol, a Argentina não deve ter dificuldades pra se classificar, já que não tem adversários a altura. Para a outra vaga, aposto na Nigéria, que conta com alguns jogadores bons e tem o futebol ‘menos pior’ entre os restantes do grupo. Pode haver uma surpresa, chamada Coréia do Sul, mas a Grécia não tem condições de se classificar. No andamento da competição, vejo a Argentina com boas chances de lutar por algo a mais do que está acostumada nas últimas Copas. Pra mim, uma das favoritas. Já a Nigéria vai apenas figurar entre os 16 finalistas, porque não tem camisa e muito menos futebol para tanto.

Grupo C

Equipes: Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovenia.

Grupo sem surpresas, até porque o nível de Argélia e Eslovenia não permite. Inglaterra classificada com folga, assim como os EUA, que possuim uma equipe em plena evolução no futebol. Quanto às figurantes, restará a alegria por estarem disputando o Mundial. Na sequência do torneio, acredito que ambas as classificadas têm futuro. A Inglaterra, pela camisa e pelo elenco recheado de jogadores bons, tem condições de brigar pelo título que não vem há 44 anos. Já os americanos, difilmente brigam lá na frente, mas tem grandes chances de se tornarem a surpresa da Copa. Não me surpreenderia vê-los numa semifinal.

Grupo D

Equipes: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana.

Outro grupo equilibrado. A Alemanha não deve ter dificuldades pra passar, mas a disputa entre Austrália, Sérvia e Gana deve ser interessante, pois possuem times medianos, nivelados, sem muitos diferenciais entre si. Se fosse pra apostar, jogaria minhas fichas em Gana, apenas por um fato: seu último adversário será a Alemanha, que já deverá estar classificada ou precisando de apenas 1 ponto. Este fato pode fazer com que a equipe Bávara entre com alguns reservas e se poupando, podendo ‘doar’ pontinhos preciosos para a equipe africana, que fariam muita diferença. No desenrolar da Copa, não acredito em sucesso de nenhuma das equipes. Os alemães até podem chegar pela tradição que tem, mas o título me surpreenderia um pouco. Já Gana, se passar pra segunda fase deve agradecer muito ao Deuses locais.

Grupo E

Equipes: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões.

Mais uma vez nos deparamos com um grupo equilibrado. A Holanda, sem dúvida alguma, vai se classificar com folgas, visto que vem jogando muito bem. A seleção nipônica será um saco de pancadas do grupo no meu entender. A segunda vaga será disputada palmo a palmo por Camarões e Dinamarca, que não possuem nada de especial. Apostaria em Camarões, unica e exclusivamente porque os leões africanos possuem um cara capaz de fazer a diferença: Samuel Eto’o. Infelizmente não vejo futuro pra eles a partir da segunda fase, diferentemente do que penso sobre a Holanda. Equipe veloz, extremamente ofensiva e com um futebol vistoso. Uma eventual final e um título surpreenderia a muitos pela falta de camisa, mas a mim não. Vem forte e vai brigar!

Grupo F

Equipes: Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia.

Grupo fraco. Itália e Paraguai não devem ter maiores dificuldades pra se classificarem. O que eu arrisco dizer é que a equipe sulamericana irá se classificar na frente dos italianos, que não vem muito bem. A decisão ocorre já na primeira rodada, quando ambos se enfrentam e devem decidir quem fica na frente. Para a segunda fase, o Paraguai não deve ir longe, assim como a Itália. O que conta a favor dos europeus é a camisa, que pode falar mais alto e ajudar na caminhada rumo ao penta – que eu sinceramente não aposto.

Grupo G

Equipes: Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

Três equipes com chances de passar e uma com grandes chances de ser a pior da Copa. Pra mim, não há dúvidas que o Brasil vai se classificar em primeiro, afinal, é superior aos adversários. A outra vaga provavelmente será decidida na esstréia também, visto que Costa do Marfim e Portugal se enfrentam. Os lusitanos também levam vantagem por jogarem com o Brasil na rodada derradeira, o que pode levar a tirar 1 ou 3 pontos da seleção canarinho, que talvez já esteja classificada e se poupando pra fase seguinte. Mesmo assim, afirmo que a Costa do Marfim será a companheira do Brasil. Para o mata-mata, nao acho que os marfinenses deem muito trabalho, embora tenha um time acima da média, como todos os seus titulares jogando em times europeus. Já o Brasil, favorito ao título, apesar de Felipe Mello!

Grupo H

Equipes: Espanha, Suiça, Honduras e Chile.

Eis o grupo da maior favorita: a Espanha! Junto a ela, creio que o Chile se classificará, mas a Suiça corre por fora devido à sua excelente defesa, que já fez bonito na última Copa, sendo o primeiro time da história a sair de uma Copa sem levar gols. Já Honduras, também vai concorrer a pior time do torneio. Meu palpite então fica com Espanha e Chile. Para a fase decisiva, eu diria que a Espanha tem tudo pra chegar, assim como tinha também nos campeonatos de 2006 e 2002 e falhou. Resta esperar pra ver até onde essa seleção pode chegar. Pra mim o título não seria surpresa pelo futebol jogado, mas o fato de nunca ter ganho nada além da Eurocopa pode pesar. O Chile se passar das oitavas de final já poderá ser considerado zebra. Nada a mais que isso.

PALPITES

Campeão: Brasil, pois se classificar em primeiro, tem uma chave teoricamente mais fácil, podendo pegar três boas seleções: Ingalterra, Holanda e França. Nenhuma tão assustadora.

Vice: Espanha, pelo que vem jogando. Porém, terá uma chave complicadíssima se não tivermos zebra: Itália, Alemanha, Argentina. Gostaria muito de enfrentar nossos hermanos na final, mas não coloco muita fé neles.

Artilheiro: Essa é difícil. Muitos jogadores tem capacidade para tal feito, mas cravo em Fernando Torres, que deve fazer a festa na primeira fase.

Surpresa / Zebra: Estados Unidos. Essa não tem muita explicação, a não ser a evolução que a equipe vem tendo. Pelo futebol apresentado principalmente na Copa das Confederações ano passado, aposto neles!

Curiosidade: Desde a Copa disputada na Espanha em 1982, Brasil, Itália ou Alemanha foram finalistas. Será que em 2010 teremos a quebra do tabu ou ele será mantido?

E pra você, caro leitor, quais são seus palpites?

Abraço!

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by Antonio Nunes on 13/06/2010 at 10:15 am

    Bom, parece-me familiar a análise aqui realizada…rs… Talvez já tenha lido algo semelhante em algum outro lugar…rs…

    Bom vamos aos meus palpites:
    Grupo A: França e Africa do Sul
    Grupo B: Argentina e Nigéria
    Grupo C: Inglaterra e Estado Unidos (Nesse momento estou assistindo Argélia vs Eslovênia, coitada da bola! O Paulista de Jundiaí é melhor que as duas juntas!)
    Grupo D: Alemanha e Sérvia
    Grupo E: Holanda e Camarões
    Grupo F: Itália e Paraguai
    Grupo G: Brasil e Portugal
    Grupo H: Espanha e Chile

    Campeão: BRASILLLLLL !!!!
    Vice: Argentina
    Artilheiro: Wayne Rooney
    Surpresa / Zebra: Argentina ir tão longe no mundial…

    Obs.: Acabou de sair o gol da Eslovênia, huahua… Estou começando a achar o Doni um bom goleiro, huahua…

    Responder

  2. Posted by Enrico on 14/06/2010 at 2:36 pm

    Palpites, pode apostar em qq bolão q vai ganhar!Grupo A: França e Africa do Sul
    Grupo B: Argentina e Coreia
    Grupo C: Inglaterra e Estado Unidos
    Grupo D: Alemanha e Gana
    Grupo E: Holanda e Japão
    Grupo F: Itália e Paraguai
    Grupo G: Brasil e Costa do Marfim
    Grupo H: Espanha e Chile

    Campeão: Argentina (infelizmente)
    Vice: Espanha
    Artilheiro: Tevez
    Surpresa / Zebra: Brasil fora da final. Coreia do Sul novamente …

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: