Brasil x Coréia do Norte

O Brasil estreou na Copa do Mundo com uma vitória de 2×1 sobre a aplicada Coréia do Norte. Não, não foi um primor de partida, mas valeu pelo resultado, que deve tirar um pouco do peso das costas dos jogadores. A equipe de Dunga, da mesma forma como vem atuando há 4 anos, não teve cara de Brasil, apresentando um futebol burócrático e apático.

O jogo começou morno, com a nossa seleção tomando a iniciativa, mas se arriscando bem menos do que deveria. Afinal, o adversário, apesar de muito aplicado taticamente e ter uma velocidade incrível, era visivelmente fraco e limitado. A seleção norte coreana praticamente abdicou de jogar futebol durante os 90 minutos,  o que é ‘entendível’ para um time sem tradição que sairia de campo extremamente satisfeito com o placar em 0x0 contra a maior potência do futebol.  Inexplicável é o Brasil entrar em campo com 3 volantes, sendo que 2 deles não sabem sair pro jogo. Gilberto Silva ainda executa bem sua função na marcação, mas Felipe Mello dificilmente teria lugar cativo até mesmo na Coréia do Norte.  Somente Dunga poderia dar uma explicação plausível, além do famoso ‘comprometimento’.

O primeiro tempo foi passando, a seleção canarinho dominando o jogo, mas não pressionava e muito menos criava chances claras de gol. E os 3 volantes ali, tirando a criatividade que caracteriza nosso futebol. Segundo tempo de jogo e nada do nosso treinador mudar algo. Sorte dele que Maicon achou um gol logo no começo, aliviando um pouco a pressão sobre os jogadores. Ledo engano de quem achou que tudo seria diferente após o primeiro tento. O Brasil continuou com o futebol burocrático que está sendo cada vez mais enraizado em nosso país, tocando bola de pé em pé em passes de 3 ou 4 metros. Ousadia, atrevimento, ofensividade? Nada! Sem exagero, essa é a pior safra que temos em 19 Mundiais, sem contar um técnico covarde e medroso. Até podemos levar o caneco, principalmente pela falta de adversários que também chamem a atenção, mas o encanto que sempre levamos aos quatro cantos do mundo vai passar longe. Para os torcedores do futebol de resultado, ótimo. Para os fanáticos pelo futebol bem jogado, triste, muito triste.

Um pouco mais tarde, Robinho – um dos únicos que ainda honram nosso estilo de jogo – deu um passe magistral pra Elano deixar sua marca: 2×0. Satisfeito, o time pouco agrediu. Tocando bola, levou um castigo no final, quando a Coréia do Norte diminuiu e até tentou empatar, mas foi em vão. Fim de jogo e os velhos discursos manjados, de que é apenas a estréia, que teremos melhoras etc etc etc.

Eu, sinceramente, não acredito muito. E é bom Dunga e seus comandados abrirem o olho, porque o jogo do próximo domingo, contra a boa Costa do Marfim será mais complicado. É um time que marca bem, tem atletas muito fortes, que também sabem jogar e um cara que pode fazer a diferença: Didier Drogba.

Siga-me no twitter:  @blogdobuja

Abraços!

Anúncios

7 responses to this post.

  1. Posted by marcelo on 15/06/2010 at 10:14 pm

    Até agora só a Alemanha jogou bola, o resto não mostrou nada, inclusive a Argentina.
    O Brasil vai voltar mais cedo pra casa !
    Bye Dunga !

    Responder

    • Com certeza… o futebol hoje em dia tá ficando cada vez mais intragável pela filosofia do futebol de resultado! Isso tá acabando com o que todos gostam… amanha farei um post exatamente sobre isso! será um prazer tê-lo aqui novamente para acompanhar! obrigado pela visita, abraço!

      Responder

  2. Posted by Luciano Brabo on 16/06/2010 at 5:48 am

    Já estou pensando no campeonato brasileiro..pois essa copa já era pro Brasil-Nike.

    Responder

  3. O estilo de jogo do Brasil não casa contra times que entram em campo pra ficar no 0 x 0.
    Apesar de Costa do Marfim e Portugal serem melhores do que a Coreia do Norte, acredito, que se eles penseram que podem vencer o Brasil e tentarem nos atacar, a seleção de Dunga encontrará mais facilidade do que ontem.
    Escrevi sobre isso no meu blog.

    Abraço

    Responder

    • Concordo que o Brasil encontre mais facilidade contra times que saem pro jogo. O problema é que a Costa do Marfim também adotou o estilo de jogo retrancado após o fracasso na última Copa, com a diferença que eles possuem jogadores com muita força física na marcação e outros com capacidade de decidir o jogo em uma bola. Acredito que teremos um jogo aberto apenas contra Portugal e isso vai depender do interesse dos lusitanos no jogo. Se um empate favorecê-los, creio em outro jogo de forte marcação e saídas rápidas no contra ataque. É torcer pelo contrário!

      Responder

  4. Posted by Luiz Daniel on 16/06/2010 at 5:27 pm

    Me dah um misto de nojo e raiva ver um cara como o Elano ser titular desse time, um jogador completamente sem brilho( estou falando nos padrôes da seleção brasileira)e superestimado a carreira inteira. O cara ainda me faz um gol pra todos esquecerem que ele não fez nada o jogo inteiro. Também é triste ser obrigado a torcer pelo brucutu arrogante do Felipe Melo. O Luis Fabiano não é nada para quem está acostumado com Ronaldo e Romário. prefiro o Nilmar, que pelo menos é mais rápido, preferia até o cachaceiro-traficante do Adriano.
    Por fim, temos que aguentar o Robinho, que foi ofuscado pelos outros meninos da vila e fica dizendo pra todo mundo que essa pode ser a copa dele. O cretino ainda vai fazer questão de nos brindar com aquelas dancinhas escrotas, caso ele faça algum gol.

    Vou torcer pelos Bafana Bafana.

    Responder

  5. Posted by Luiz Daniel on 16/06/2010 at 5:30 pm

    Aí Cauezinho, Ricardo Teixeira acaba de confirmar os rumores ao vivo na globo.Panettone jah era.

    Tah nascendo a arena do timão.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: