Brasil x Costa do Marfim

No segundo jogo da seleção na Copa do mundo, finalmente os convocados de Dunga parecem ter convencido. Jogando um futebol frio, de toque de bola e explorando os contra-ataques, o Brasil selou a classificação para a próxima fase ao fazer 3×1 na Costa do Marfim, que é de longe o melhor time do continente africano.

Inicialmente, os elefantes surpreenderam nossa seleção com a mudança da postura tática. Diferentemente do que vinha jogando, o técnico sueco Sven Goran Eriksson decidiu jogar no ataque. Começaram bem, dominando o jogo e realmente jogando no campo de ataque. Porém, essa empolgação durou até o gol de Luis Fabiano após ótimo passe de Kaká. Após o gol, o Brasil passou a controlar mais a partida, tocando de pé em pé e tentando explorar o espaço deixado entre a zaga e meio campo da Costa do Marfim. O resultado foi um fim de primeiro tempo fraco, como se ninguém quisesse mais jogar.

Veio o segundo tempo e Luis Fabiano, de novo ele, fez um gol de Pelé e Maradona ao mesmo tempo, utilizando a genialidade do primeiro e a malandragem do toque de mão do segundo. O árbitro não viu e validou o gol: 2×0 Brasil! A partir daí, não restava outra alternativa para os marfinenses a não ser atacar a seleção brasileira, até porque o saldo de gols provavelmente definirá o segundo classificado do grupo. O contra ataque era tudo que os brasileiros precisam. Numa rápida arrancada pela ponta esquerda, Kaká só rolou na área pra Elano marcar seu segundo gol no Mundial. Parecia que ia pintar uma goleada, mas o Brasil preferiu tocar a bola e esperar o momento certo para dar o bote e fazer o quarto, que não apareceu. Perto do fim da partida, Drogba deixou sua marca após falha grotesca da zaga brasileira, que já havia falhado pouco antes na cabeçada do mesmo atacante.

O jogo foi ficando cada vez mais morno, até o atleta de Cristo Kaká passar a se estranhar com os jogadores adversários. Levou o cartão amarelo infantilmente, já que o placar estava definido. Nem cinco minutos mais tarde, o camisa 10 brasileiro levou outro cartão, porém injustamente. Contudo, diferentemente do que todos estão falando, acredito que a expulsão dele foi de certa forma positiva. Com a seleção já classificada e apenas cumprindo tabela contra Portugal, a ausência dele será menos sentida do que numa eventual suspensão que ele pudesse levar na segunda fase, quando chegaria pendurado com o cartão amarelo.

No resumo das coisas, o Brasil fez o que precisava fazer e garantiu uma das vagas pras oitavas, mesmo jogando um futebol diferente do que os brasileiros estão acostumados a assistir, que é o futebol de resultado e extremamente competitivo. Nada anormal, levando em consideração que Dunga é nosso técnico e Felipe Mello o segundo volante. Se continuar jogando assim, as coisas podem dar certo lá na frente. Só acho que poderíamos ter feito uns 5 / 6 hoje para os argentinos tremerem ainda mais.

Destaque positivo do jogo vai para Luis Fabiano, que jogou a zica pra bem longe, espantou a má fase e guardou dois, sendo o segundo uma pintura. Acredito que finalmente ele jogará em um grande clube europeu após a Copa.

Destaque negativo fica por conta do desequilíbrio do time da Costa do Marfim, que bateu até não poder mais. Foram diversas jogadas violentas e entradas criminosas. Uma pena, porque pra mim eles tem mais bola que Portugal, mas desse jeito não vão longe!

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço

Anúncios

11 responses to this post.

  1. Posted by renata on 20/06/2010 at 9:25 pm

    O jogo foi ótimooo!!!!
    Agora sim o Brasil mostrou o futebol q gostamos…
    mas o que me deixou triste foi o kaka ter tomado o cartão vermelho, mas pesando por esse lado que você analisou…até que foi bom!!!
    é isso ai…
    vamos Brasilllllllll
    bjsss

    Responder

  2. Posted by Antonio Nunes on 21/06/2010 at 8:54 am

    Primeiramente fiquei surpreso por acessar o Blog do Buja às 8:30 da manhã e encontrar o mesmo atualizado com o post sobre Brasil e Costa do Marfim. Bom, no geral concordo com o mestre Buja, faltou um destaque para a dupla de volantes que fez uma partida perfeita. O Felipe Melo ganhou todas ali no meio. Michel Bastos não dominava uma no jogo… nem para pisar na bola ele serviu ontem, rs. No geral acho que o Brasil convenceu, tendo muito o que melhorar. A zaga torna-se desatenta à medida que o jogo fica morno.
    Que venha Portugal! E senhor Maradona pode esperar porque sua hora está chegando! rs…

    Responder

    • O Felipe Mello pode ser eleito o melhor do mundo que eu nao abro minha boca pra elogiar ele! Típico jogador que se encaixa entre os da geração salto alto. Metido e pensa que joga muito mais do que realmente joga!

      Responder

  3. Posted by Antonio Nunes on 21/06/2010 at 8:56 am

    Só mais uma coisa…
    o Mestre Buja disse que foi melhor o Kaká sair agora do que sair nos confrontos diretos. Os cartões não são zerados após a fase de grupos?

    Responder

    • Boa pergunta Julio. Também me perguntaram isso hoje pela manhã, mas ainda não encontrei nada a respeito. Nas outras Copas não zerava, mas como é a segunda pessoa me perguntando isso, deve ter alguma mudança que eu ainda nao me atentei! Assim que achar algo, alterarei no post!

      Responder

      • Acabei de achar uma informação oficial! Sim, os cartões serão zerados após o término da primeira fase E TAMBÉM nas semi finais. Ou seja, alguém só fica fora da final se for expulso na semi!

  4. Posted by Thaís on 21/06/2010 at 4:51 pm

    O segundo gol do Luis Fabiano foi uma pintura??? De onde veio essa gíria atual?? hahahaha
    VAI BRASIIIL!
    Continue postando, o blog é muito interessante!
    Beijo!

    Responder

  5. Posted by Antonio Nunes on 21/06/2010 at 5:32 pm

    Só fiz a pergunta pois me lembro que nas copas anteriores zeravam os cartões também…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: