“Quem precisa de São Paulo é a Copa!” Ugo Giogertti

Tava acompanhando as colunas do jornal Estado de São Paulo de domingo (20/06/2010) e me deparei com esta excelente do Ugo Giogertti, a respeito da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. Bom, vou transcrevê-la a seguir. É sem dúvida umas das opiniões mais sensatas que eu ouvi desde que o Morumbi foi excluído como estádio para  o Mundial.

“Haverá Copa do Mundo em São Paulo em 2014, estejam certos. E com a abertura aqui mesmo na nossa bela capital. Tive a confirmação disso nesta semana quando a Fifa descredenciou o Morumbi para a Copa. Acrescente-se a isso a declaração de autoridades de que não haverá dinheiro público algum para construção e reforma de estádios, o que solidificou ainda mais minha certeza que haverá Copa em São Paulo. Quando a CBF, a Fifa e os políticos dizem uma coisa deve-se ter o cuidado de ler exatamente o contrário. Portanto os desmentidos desta semana só me convenceram de que haverá Copa em São Paulo.
Claro que a cidade não precisa dela. São Paulo precisa de educação, saúde pública, transporte, e, em termos de futebol, do Corinthians, do São Paulo, do Palmeiras, do Santos, da Portuguesa, etc. Quem, ao contrário, precisa de São Paulo é a Copa. Isto é, os que realizam a Copa, os que são responsáveis por ela e, bem entendido, todos seus associados e protegidos. Porque é aqui que está o dinheiro, a grana. É concebível que os organizadores da Copa, sabendo quem são e o que fazem, virem as costas justamente para o lugar onde o dinheiro está? Entra na cabeça de alguém? O descredenciamento do Morumbi foi um aviso, que interpretei da seguinte maneira: “Pessoal, não me venham com estádios antigos, que para serem colocados em ordem demandem pouco dinheiro, comparativamente. Apresentem, por favor, projetos de novas “arenas”, empreendimentos que demandarão montes de dinheiro para serem construídos, somas enormes, porque é disso que se trata. Grandes quantidades de dinheiro. É sobre isso que estamos falando, pessoal.”

Tenho certeza de que a próxima etapa do plano ‘São Paulo na Copa’, será uma campanha pela televisão, a começar dentro de pouco tempo, destinada a encher de brio os paulistas. Seremos convidados a exibir a bandeira das treze listas nos terraços e janelas e a nos erguermos em defesa de nossa cidade ameaçada, e da necessidade de termos a Copa aqui. Custe o que custar, afinal trata-se de nossa honra! Comerciais e mais comerciais reacenderão a chama sagrada do patriotismo da nossa terra, com tamanha frequência em nossas TVs que fariam corar o inesquecível dr. Goebbels. A população, então, com o ardor cívico elevado até os níveis adequados vai aprovar com entusiasmo a construção de qualquer ‘arena’ que nos redima, mesmo que com dinheiro púbico. Pois todos sabemos que a possibilidade de haver recursos públicos nessa empreitada é quase de cem por cento.

Vi jogos no estádio do Morumbi ao longo dos anos com 105.000, 90.000 e mais de 80.000 espectadores. Nunca me senti inseguro, nunca tive problemas, jamais me senti minimamente desconfortável. Mas o Morumbi não cumpre as “exigências da Fifa”, o que significa que é um entrave à construção de novos e inúteis estádios. Por isso o Morumbi não serve. Num certo sentido até concordo. Para ver Gana e Austrália, por exemplo, bem como outros jogos que estamos assistindo nesta Copa da África, a rua Javari estaria de ótimo tamanho, caso naturalmente não houvesse qualquer jogo do Juventus, que nesse caso seria certamente melhor.”

Anúncios

8 responses to this post.

  1. Posted by Louro on 22/06/2010 at 11:38 am

    O morumbi nao tem estacionamento!

    Responder

    • Uai, é pra isso que existe todo um projeto para melhoria! Da mesma forma que será construído um novo estádio, é possível construir estacionamentos! Atrás do Morumbi, perto do clube social, tem estacionamentos térreos, que cabem cerca de 2500 carros. No local poderiam ser construídos prédios, fazendo com que a capacidade se tornasse infinitamente maior. A grande questão é uma só: a utilização de dinheiro público para a construção de uma nova arena no estado, sendo que temos muitos estádios que com reformas ficariam aptos a receber. A exigência da FIFA tá alta demais pelo nível que estamos acompanhando na África do Sul! Eu gostaria sinceramente de ver como tá o projeto de Manaus, Cuiabá, Natal… Seria apenas coincidência dois (Morumbi e Arena) dos três estádios (Beira Rio é o terceiro) que seriam particulares estarem fora?

      Responder

  2. Posted by Rick on 22/06/2010 at 1:04 pm

    o cara faz o post e faz o comentario tb! ta sobrando tempo aí??? hahahaha

    Responder

    • hahahahaha ajuda a diminuir a tensão durante o dia! mas tb fico até 8:30 / 9 horas trabalhando depois
      em breve faço um post sobre seu peixinho…

      Responder

  3. o de manaus ta lindo, fala de la nao ¬¬

    Responder

  4. Posted by Américo on 05/07/2010 at 9:57 am

    Quem leu por completo a matéria, ficou claro que vão barrar os estádios particulares, pois assim vão utilizar de dinheiro público para construir arenas e desviar dinheiro do povo.
    Quanto aos estádios da Africa do Sul, os comentários são dos piores.
    Um ponto a ser discutido e revisto na matéria, “Tive a confirmação disso nesta semana quando a Fifa descredenciou o Morumbi para a Copa”, pelo contrario não foi a Fifa e sim o Ricardo Teixeira, existe varios blogs comentando que foi uma retalhação a aqueles que não apoiaram seu candido ao cargo do clube dos 13.
    Existe já uma excelente campanha em pro do novo estádio ( que ficaria para os centernada).
    Uma coisa é certa “FORA RICARDO TEIXEIRA”.

    Responder

    • Américo, infelizmente a campanha pra tirar o Ricardo Teixeira nunca fará efeito. Ele está no poder há mais de 20 anos e até CPI já foi instalada e ele continua lá. Os únicos capazes de destroná-lo são os clubes pelos quais torcemos, mas estes não o fazem. O motivo só eles podem explicar. Quanto aos estádios particulares, acredito que somente o Beira Rio irá conseguir, pois não há como explicar um estádio público no RS, sendo que Gremio e Inter possuem suas arenas.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: