Resumo da Segunda Rodada

A segunda rodada da Copa do Mundo chegou ao fim. Felizmente, tivemos uma melhora significativa no futebol apresentado pelas seleções.  Após a pífia média de gols da rodada inicial, agora as equipes estufaram o barbante em 42 oportunidades em 16 partidas, atingindo a média de 2,63 tentos marcados por jogo. A média geral, contudo, continua sendo a pior de todos os tempos, com 2,09 gols em cada embate. Talvez também tenha sido a rodada com com maior número de zebras na história – 4 no total. Entre elas, derrota da França para o México, vitória da Sérvia sobre a Alemanha e os empates de Inglaterra e Itália contra Argélia e Nova Zelândia, respectivamente.

Mas o que explica a melhora no futebol e o maior número de gols? Acredito que no primeiro jogo de cada seleção, deve haver uma enorme pressão em cima de cada jogador. Além disso, as equipes estavam se estudando e evitando se expor demais. Muitas não conheciam seus adversários com detalhes e outras não conheciam até mesmo o próprio esquema, como no caso da Argentina. Some a isso o medo dos técnicos de levarem logo de cara uma sapecada e diminuirem drásticamente suas chances de avançar. Resultado? Com exceção de Alemanha e Chile, todas as outras equipes jogaram o básico, sem correr riscos.

A partir da segunda rodada, já com os atletas um pouco menos pressionados e com os resultados obtidos até então, houve uma maior necessidade de se obter placares mais concretos e convincentes. Isso porque a Copa é uma competição de tiro curto e não dá pra deixar pra buscar todos os pontos na última hora. Dessa forma, houve uma evolução mínima em relação a ofensividade. E os gols começaram a sair. Destaque principalmente para Portugal, que meteu 7 na fraquíssima Coréia do Norte. Antes que os críticos da nossa seleção comecem a cornetar, explico: os norte coreanos tentaram bater de frente com os portugueses e não jogaram na retranca como contra o Brasil. Se tivessem feito isso, teriam tomado outra sapatada!

A tendência para a jornada final é que essa média se mantenha ou até aumente um pouco, dado a extrema necessidade de se buscar resultados. Agora é vida ou morte e o saldo de gols pode significar a diferença entre avançar e voltar pra casa mais cedo.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: