Até 2014, Azzurra!

É isso mesmo! Acreditem se quiser: a Itália se junta à França e volta mais cedo pra casa. Com um futebol medonho, com erros grotescos de fundamentos  básicos e um elenco que não coloca medo em ninguém, a Azurra ficou na última colocação de seu grupo, que era formado pelas ‘poderosas’ Nova Zelândia e Eslováquia, além do Paraguai. Com apenas 2 pontos conquistados em 9 disputados, a equipe da terra da bota faz com que pela 4ª vez em Copas do Mundo o atual campeão seja eliminado ainda na primeira fase. Bom para os adversários, que indiretamente já eliminaram mais uma candidata ao título. Curiosamente, os finalistas de 2006 já não estão mais na briga!

Em se tratando do aspecto tático e técnico, essa desclassificação foi merecida. A equipe não jogou absolutamente nada nas 3 partidas, não chegando nem perto da esquadra que venceu o último Mundial na Alemanha em 2006. Erros de passes curtos foram vistos aos montes, assim como falhas na defesa comandada por ninguém menos que Canavarro. O técnico Marcello Lippi, que também esteve a frente do time há 4 anos, não conseguiu achar um conjunto ideal e o resultado disso foi que a seleção italiana parecia um amontoado de jogadores em campo e não uma equipe.

Muito se fala que o treinador convocou mal seus jogadores, mas não pactuo dessa opinião. Se analisarmos o calccio, veremos que a Internazionale de Milão, principal time país atualmente, não tem um italiano entre os 11 titulares. O Milan, rival da Inter, tem um ou outro nativo, assim como a Juventus, outra força do país. É nítido a falta de atletas de nível com capacidade pra vestir a camisa Azzurra. Após o título de 2006, Lippi deveria ter feito uma reformulação completa, já que a média de idade era alta e muitos dos convocados estavam em fim de carreira. Infelizmente – pra eles – não foi possível, graças à escassez de ‘pé-de-obra’. Que sirva de lição pra Itália e pra todos os outros grandes centros europeus, pois se continuarem apenas importando craques de todos os lados do mundo, as jóias nacionais serão deixadas de lado e o resultado é esse que está começando a aparecer. É bom abrir o olho, porque como diria Vanucci, o Brasil é logo ali!

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Antonio Nunes on 24/06/2010 at 5:27 pm

    Ma che!
    Volevo scrivere un pò di iltaliano qui questa sera.
    Io pensavo che la squadra azzura potesse andare davanti alla Copa.
    Io non capisco quello che avuto!
    Due grandi canpione del mondo fuori della Copa!
    Strano guardade gli giocatori italiani piagendo adesso, tanto presto.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: