A Copa do Mundo começa agora!

Fim da primeira fase e agora a Copa começa pra valer. Depois de algumas surpresas, finalmente os 16 classificados foram definidos. Quis o destino que as duas chaves que se formam a partir de agora fossem completamente distintas. De um lado, apenas Brasil e Holanda. Do outro, Argentina, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Portugal. A partir de agora, finalmente deveremos ter jogos que realmente valham o tempo que perderemos assistindo-os, recheados de emoção. A novidade é que com certeza teremos pelo menos uma zebra nas semi finais, já que entre EUA, Gana, Uruguai e Coréia do Sul, uma estará lá pelo cruzamento da tabela.

Em geral, a primeira fase nos trouxe algumas dúvidas e outras certezas. As zebras apareceram aos montes e as principais vítimas foram Itália e França, que ficaram de fora. O destaque positivo e um tanto quanto surpreendente foi o desempenho das equipes sul-americanas. Das 5 participantes – Uruguai, Argentina, Paraguai, Brasil e Chile -, todas estão classificadas, sendo 4 delas na liderança de seus respectivos grupos. Isso talvez seja um indício que o futebol do nosso continente esteja se recuperando, resgatando algo além de Brasil e Argentina. E não foi só a classificação de todas que surpreendeu. Uruguai, Chile e Paraguai estão apresentando um futebol acima da crítica, quando ninguém esperava que ao menos passassem de fase. 

Neste sábado já começam os confrontos do mata mata das oitavas de final. Por isso, nada melhor do que eu começar a dar meus palpites novamente, visto que acertei razoavelmente bastante na primeira fase (abaixo está o resultado). Lá vai:

– Pela manhã, Uruguai x Coréia do Sul se enfrentam, em jogo que coloco o favoritismo na equipe celeste, pois além do bom futebol apresentado, sua camisa tem um pouquinho de peso. Não será surpresa se os sul-coreanos ganharem, mas aposto no time de Lugano, o qual simpatizo bastante.

– Ainda neste sábado, mas na parte da tarde, EUA x Gana jogam em Rustenburg, em outro jogo que posso afirmar que qualquer um que vencer não será surpresa. Acredito que os EUA tenham um melhor conjunto e estão jogando com muita vontade. Aposto nos americanos, até porque antes da Copa palpitei que eles seriam a zebra em 2010.

– Domingo deve ser o dia mais aguardado pelos amantes do futebol. Em Bloemfontein, o primeiro grande clássico na África do Sul. Alemanha x Inglaterra jogam sem favoritismo, apesar dos alemães estarem jogando melhor. Por outro lado, o time da terra da rainha tem um elenco recheado de estrelas. Aposto minhas fichas na Alemanha, mas não será anormal uma vitória inglesa.

– Às 15:30 do domingo, é a vez de Argentina x México, que tem tudo pra ser um jogo aberto, bonito e ofensivo, em que nossos hermanos vão dar a vida pela vaga nas quartas de final. Por isso mesmo e pela qualidade de ambas, acredito que os mexicanos não serão a pedra no caminho dos argentinos. Argentina passa!

– Segunda logo cedo teremos o jogo que definirá o adversário do Brasil na fase seguinte, se passarmos. Holanda x Eslováquia jogam em Durban, numa partida em que a laranja mecânica não deve enfrentar muitas dificuldades, mesmo os eslovacos sendo os algozes da Itália. Tenho fé que a zebra ficou na primeira fase e não pretende voltar agora. Assim sendo, Holanda classifica! Algo diferente disso será uma total surpresa.

– Segunda também é dia de Brasil x Chile, num jogo um tanto quanto imprevisível. Se jogar tudo que sabe, o Brasil massacra. Se jogar com displicência, pode se complicar. A seleção canarinho tem tudo pra passar devido a superioridade técnica sobre o os chilenos, mas vai depender da postura que entrar em campo. O Chile vem apresentando um futebol surpreendente que pode sim pegar o Dunga de calça curta. Torço pra que não aconteça, mas na minha opinião não seria zebra total uma vitória do time de ‘El Loko’ Bielsa. Como bom brasileiro e acreditando que o time voltará a jogar bem, digo que o Brasil se classifica.

– No último dia da segunda fase, Paraguai x Japão também se enfrentam. Jogo sem prognósticos, já que nenhuma equipe é tão superior a outra. O Paraguai é melhor, sem dúvida, mas os japoneses são extremamente disciplinados e velocistas. Aposto no Paraguai, até porque simpatizo com eles.

– No apagar das luzes, mais um grande jogo: Portugal x Espanha. Claro que o favoritismo está com os espanhóis, mas é um clássico e tem rivalidade em campo. Os portugueses não são bobos e jogarão de igual pra igual. Mas mesmo assim acho que a Fúria avança, mesmo estando apenas raivosa até o momento.

RESULTADOS DOS PALPITES DA PRIMEIRA FASE

Das 16 seleções que apostei que se classificariam, acertei 11, que dá quase 70%. Seriam 13 se não fossem as zebras que acertaram Itália e França. Além delas, errei apenas os grupos B, E e G, em que havia apostado em Nigéria, Camarões e Costa do Marfim, respectivamente. Aliás, esperava mais dos africanos, que me decepcionaram demais. Jogaram num nível muito baixo e acho que é pra se pensar se eles realmente merecem ter 5 seleções no Mundial (este ano foram 6 poque a África do Sul tem a vaga por ser o país-sede).

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by vicente firmino arruda on 25/06/2010 at 11:14 pm

    OLA GOSTEI DO BLOG. NÃO TENHO O FUTEBOL COMO MEU ESPORTE PREFERIDO, MAS NESTA COPA ACOMPANHEI DE PERTO E COMO CRÍTICO, TENHO UMA OPINIÃO SOBRE QUALQUER ESPORTE, PRINCIPALMENTE OS COLETIVOS. O FUTEBOL, QUE É O NOSSO ESPORTE PRINCIPAL, VEM DESENVOLVENDO UMA SAFRA ATRÁS DA OUTRA DE MENINOS POBRES BONS DE BOLA, SOMOS UM VIVEIRO DE JOGADORES, QUE SAEM PARA GANHAR DE DINHEIRO LA FORA, DESPREPARADOS PSICOLOGIMENTE PARA O SUCESSO, MUITOS SEGUEM ATÉ O FIM DE CARREIRA E SE AFASTAM EM BOA SITUAÇÃO, OUTROS SE PERDEM AINDA NA JUVENTUDE. O BRASIL, 5 VEZES CAMPEÃO, TEM SEMPRE A MELHOR SELEÇÃO, INFELIZMENTE, RARISSIMA VEZ CONSEGUIO FORMAR UMA EQUIPE, UM “TIME”. NESTA COPA É MAIS UM EXEMPLO, OS MELHORES DO MUNDO, UM TECNICO QUE ERA JOGADOR, TEIMOSO, MAS POR NÃO TER CONHECIMENTO TÁTICO E SEGUIR APENAS EXEMPLOS DAS SELEÇÕES ANTERIORES, NÃO CONSEGUIO FORMAR UMN TIME DE VERDADE, ESTAMOS VENDO OS MELHORES DO MUNDO, CADA UM TENTANTO FAZER GOL SOZINHO, APENAS O KAKA TEM ESPIRITO DE EQUIPE, OS DEMAIS SÃO BONS PARA SI MESMOS, NÃO TEM ESPIRITO DE CONJUNTO. MUITOS JOGOS RUINS, QUALQUER UM DOS CONCORRENTES PODE GANHAR. O E.U.A POR EXEMPLO É UM SERIO CANDIDATO, MESMO NÃO TENDO NENHUYM CRAQUE, PORQUE ELES SÃO UM “TIME”, JOGAM POR AMOR A CAMISA, A SUA PATRIA, OS DEMAIS, PRINCIPALMENTE OS LATINOS SÃO MUITO BONS INDIVIDUALMENTE, NUNCA COMO UM GRUPO. UM TECNICO DE FUTEBOL, DEVERIA SER IGUAL A UM GERENTE DE UMA EMPRESA, SABER ADMINISTRAR E FORMAR UM GRUPO, NÃO PRECISA SER EX-JOGADOR DE FUTEBOL E SIM ALGUEM COM OBJETIVO DE GANHAR. O DUNGA É UM EX-JOGADOR, MAS NÃO VAI ALEM, SE GANHARMOS SERÁ ENDEUSADO, SE PERDERMOS ELE VAI APENAS DEFENDER PERDEDORES, PORQUE NÓS TEMOS OS MELHORES, TEMOS DINHEIRO, TEMOS TUDO MENOS UMA EQUIPE ONDE CADA UM COMPLETA O OUTRO, ONDE O GOL É O RESULTADO DA CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DO GRUPO, ONDE O GRUPO ESTÁ DEFENDENDO SUA FAMILIA E SUA PATRIA, O QUE NÃO É O CASO HOJE. JOGADORES MARAVILHOSOS, MAS AGINDO INDIVIDUALMENTE, TENTANDO FAZER GOL IMPOSSIVEIS PELO FATO DE FAZER, CADA PEÇA AGINDO SOZINHA, SE FOSSE UMA MAQUINA ESTARIA PARADA A MUITO TEMPO. O FUTEBOL PRECISA EVOLUIR E SE TRANSFORMAR EM ESPORTE ONDE GANHE O MELHOR TIME, ONDE O JOGADOR TENHA O PREPARO FISICO E INTELECTUAL E NÃO MEROS PIÕES QUE SÃO VENDIDOS E USADOS ATÉ ONDE CONSEGUEM JOGAR E GERAR LUCRO NO MERCADO DE PASSES. NÃO SÃO DIFERENTES DE OUTRAS ESPECIES DO REINO ANIMAL, USADOS E NEGOCIADOS ENQUANTO ESTÃO EM FORMA.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: