Brasil x Portugal

Terceiro jogo da seleção na Copa, primeiro em que a vitória não veio. Jogando no bonito estádio em Durban, Brasil e Portugal não alteraram o placar e fizeram um jogo chato. Bom pra ambas, já que os portugueses selaram a classificação em segundo e os brasileiros carimbaram a primeira vaga, ganhando a vantagem de pegar uma chave teoricamente mais fácil a partir de agora.

O jogo começou com as equipes se estudando, mas logo o Brasil tomou conta do jogo. Dominando o adversário, chegou a ter 70% de posse de bola na primeira etapa. Contudo, foi um domínio sem efeito. O que se via no time de Dunga eram passes curtos de pé em pé, viradas de jogo de um lado para o outro e algumas poucas chances de arremate. A equipe não foi objetiva em nenhum momento da partida. Já os lusos começaram atuando de uma forma diferente, claramente querendo o contra-ataque e com uma marcação muito eficiente atrás da linha da bola. Até o intevalo, a coisa ficou morna, sem grandes emoções.

Na volta pra segunda etapa, o jogo mudou. Portugal veio diferente, jogando no campo de ataque, deixando claro que o iria tentar o gol que o classificaria em primeiro. O Brasil sentiu e parou de jogar. Tentava sair jogando, mas sem sucesso. Porém, o domínio português durou pouco. Logo as coisas estavam equilibradas e iguais ao final do primeiro tempo. Toques de um lado, lançamentos do outro, enfim, parecia que ambas as equipes estavam satisfeitas. Fim de jogo, 0x0.

Queria também comentar sobre alguns outros pontos importantes da partida de forma geral. Lamentável a rixa entre Felipe Mello e Pepe. Nosso camisa 5 precisa entender de uma vez por todas que a competição que ele está disputando é a Copa do Mundo, em que um jogo pode fazer toda a diferença. O Brasil não pode se dar ao luxo de jogar com um jogador a menos todo jogo. Por outro lado, aplausos pro Dunga, que aprendeu a lição após a expulsão do Kaká na última partida e tirou o Felipe ainda no primeiro tempo, antes que ele fizesse mais uma besteira. Só que Dunga perdeu esses pontos que ele ganhou ao demorar muito pra mexer no time e tentar buscar mais uma vitória. Além da demora, alterou errado na minha opinião. Julio Baptista não estava rendendo nada desde o início, mas foi sacado só no fim do jogo. O que eu faria hoje? Tiraria o Michel Bastos, que mostrou que realmente não tem futebol pra ser titular deste time, jogaria o Daniel Alves pra esquerda e colocaria o Ramires no meio. No lugar do Julio? Bem, no lugar dele estaria o Ronaldinho Gaúcho, cuja convocação eu pedia exatamente pra esses momentos. Por fim, a grande surpresa do dia foi a escalação do Nilmar. Garoto jovem, veloz, matador e que não desiste de nenhuma bola. Gosto muito dele desde os tempos de Corinthians. Talvez eu tentaria arrumar uma vaguinha pra ele nesse time, só não sei no lugar de quem.

Bom, a primeira fase pra seleção canarinho está encerrada. Analisando de uma forma geral as apresentações, dá pra ter um pouco de receio. O time não jogou de forma animadora em nenhuma delas, mas foi extremamente competitivo, com exceção de hoje. Pode e deve chegar pra brigar, mas precisa de um pouquinho mais de objetividade contra equipes retrancadas. O principal ponto que deve ser trabalhado é o lado esquerdo, que além de ter um Michel em péssima fase, não existe um conjunto entre os jogadores que atuam por ali. Por outro lado, esse conjunto vai muito bem na direita, com Maicon jogando bem e tendo com quem trabalhar com a entrada do Daniel Alves na meia. Gostei de ver e acho que deveria ser pensado nisso pra próxima fase. A ‘sorte’ do Brasil, se é que podemos chamar assim, é que deve pegar uma chave extremamente tranquila. A princípio, somente a Holanda tem algum nome. Na pior das hipóteses, entra a Espanha também. Mas nada assustador, quando se olha e ve que EUA, Uruguai, Gana, Coréia do Sul e Eslováquia estão do mesmo lado. Enfim, é continuar torcendo pra que dê tudo certo. Afinal, a partir de agora, a Copa do Mundo começa de verdade!

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: