Que venha a Laranja Mecânica!

Pode comemorar torcedor brasileiro. O Brasil passou pelo Chile e está classificado pra enfrentar a Holanda na próxima sexta-feira. Em um jogo que tinha tudo pra ser bastante difícil, Kaká, Luiz Fabiano e cia fizeram com que os chilenos fossem apenas mais um leve obstáculo no caminho do hexa, ao meter 3×0 no time de ‘El Loko’ Bielsa.

O Chile passou os últimos dias prometendo atacar o Brasil. O jogo começou e foi isso que nosso adversário decidiu fazer. Por cerca de 10 minutos, pressionou a defesa brasileira e tomou conta do jogo. Parecia que iam criar problemas, pois a saída de bola da seleção estava difícil com a marcação sob pressão do ataque vermelho. Sorte nossa que era só impressão. Em pouco tempo, o jogo mudou e o domínio passou a ser brasileiro, deixando os contra ataques para o rápido meio campo chileno, que não soube aproveitar. O que estava sob controle ficou melhor ainda quando Juan e Luis Fabiano fizeram 2×0 no fim do primeiro tempo. A partir daí, o jogo ficou fácil e foi só administrar após o terceiro gol. Porém, a partida serviu principalmente pra esclarecer alguns pontos que vem sendo constantemente discutidos:

1-) Definitivamente, Felipe Mello não tem vaga nesse time. Com Ramires em seu lugar, o time ficou leve, com toques mais rápidos, mais velocidade, sem perder o poder de marcação. Infelizmente o ex jogador do Cruzeiro tomou seu segundo amarelo e fica de fora contra a Holanda. Se Mello se recuperar, dificilmente não jogará.

2-) Aquilo que diziam a respeito do Brasil jogar melhor contra seleções abertas ficou provado. O Chile aceitou o jogo, não se fechou lá atrás e deu campo pro adversário. Os convocados de Dunga aproveitaram o espaço e fizeram a partida ficar fácil, quando todos acreditavam num grau de dificuldade muito maior do que realmente foi. O problema dessa seleção – e creio que todas as outras – é enfrentar defesas extremamente sólidas, com o time todo marcando atrás da linha da bola. Parece que daqui pra frente não mais teremos rivais que jogam dessa forma, o que eu considero muito positivo.

3-) Dunga precisa começar a tomar suas decisões mais rapidamente nesta Copa. Pela segunda vez ele não fez o óbvio e o Brasil perdeu mais um jogador por suspensão. Depois da expulsão de Kaká contra Costa do Marfim, hoje foi a vez de Ramires levar o segundo amarelo e virar desfalque. Agora pergunto: com o jogo ganho, passado 30 minutos do segundo tempo, com 4 jogadores pendurados em campo, por que não mexer? Castigo merecido! Contudo, também elogiarei nosso comandante. Acertou na escalação ao barrar Josué pra colocar Ramires no meio campo. O time ganhou muito com isso.

4-) Parabéns ao técnico chileno, o El Loko Bielsa. Num torneio caracterizado por equipes altamente defensivas, que muitas vezes abdicaram de jogar pra se defender, o argentino ousou e jogou num interessante esquema 3-4-3. Foi eliminado, mas saiu de cabeça erguida, sendo um dos poucos treinadores restantes que ainda acreditam no futebol ofensivo.

5-) Aí vem a Holanda. Teste pra cardíaco, como diria Galvão Bueno. Os holandeses tem um futebol que ataca grande parte do tempo, mas possui uma solidez defensiva igualmente eficiente. Possui alguns jogadores capaz de decidirem a partida, como Arjen Robben, Sneijder, Van Persie e Van der Vaart. Nenhum craque, mas todos bons de bola. Por isso, a seleção de Dunga vai ter seu teste final na próxima sexta feira . Ganhando, ótimo. Perdendo, teremos de reconhecer a força do adversário, sem criar crises desnecessárias. Será um jogo aberto, limpo, creio que com muitas oportunidades de gol pra ambas as equipes. Aquela que aproveitar melhor suas chances deve ganhar. Aposto no Brasil, mais pela freguesia da Laranja Mecânica em Copas do que pelo futebol apresentado.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

8 responses to this post.

  1. Posted by renata on 28/06/2010 at 7:20 pm

    Adorei o jogo….foi ótimo!!!
    e realmente com o Ramires, o jogo fica mais leve e rápido, pois ele leva a bola. Uma pena ele não estar presente contra a Holanda, com certeza fará muita falta…

    Vaiiii Brasilll….

    Responder

  2. Posted by Pipo on 28/06/2010 at 10:05 pm

    Jogão…mandou bem a seleção!
    Quando vc vai fazer um post sobre os times do campeonato interno do nosso azul e branco??
    falow
    Abraço

    Responder

  3. Posted by Marcela on 29/06/2010 at 11:19 am

    Adorei seu blog!!!
    sou louca por futebol, e acho que vc tem um grande conhecimento.
    Parabéns vc escreve muito bem!!!
    ótimas análises vc faz…
    até +

    Responder

    • Obrigado Marcela! Tento passar um pouquinho daquilo que gosto e entendo razoalvemente pros leitores! Que bom que estão gostando… continue visitando. Tento atualizar sempre que possível! Até a próxima

      Responder

  4. http://bujauna.blogspot.com/

    Esse é o template par o blog que eu estou construindo.

    Preciso de dicas e sugestões.

    Me mandem um email com sugestões.

    Abraços

    Responder

  5. Posted by Gilberto Sales on 29/06/2010 at 8:56 pm

    Blog bem escrito com análises sensatas. Não concordo muito com esse negócio de freguesia com a laranja mecânica; ganhamos no sufoco por 3×2 no mundial de 94, empatamos 1 a 1 no mundial de 1998 e só decidimos nos pênaltis. Tomamos um banho no mundial de 74 na Alemanha, com a Holanda de Cruyff,perdendo por 2 a 0, e até que foi pouco… Quer dizer, estamos praticamente empatados.

    Responder

    • Obrigado pelo elogio. Entendo seu ponto de vista em relação a freguesia. O que eu quis dizer é que ultimamente tem dado mais Brasil que Holanda, mas é fato que eles sempre são uma pedra no nosso sapato, incluindo 74. Vamos torcer pra que a partida de 2010 sirva pra abrirmos vantagem e nao empatar em 2×2 o confronto! Continue visitando! Abs

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: