Afunilando…

Mais uma fase da Copa do Mundo 2010 está encerrada. Após os jogos pelas oitavas, temos a definição das equipes que ainda respiram na briga pelo título. Na minha concepção, esses oito times são dividido em três grupos. No primeiro estão os favoritíssimos Brasil, Alemanha e Argentina. Com dez títulos somados, são os que mais tem camisa e futebol pra levar o caneco. No segundo grupo, vem as seleções que são bastante fortes, mas lhes faltam um pingo de tradição. É o caso da Espanha e da Holanda, que jamais foram campeãs, mas podem chegar ao topo por terem jogadores altamente capacitados. Por fim, tem o grupo das zebras, que inclui Gana, Uruguai e Paraguai, já que são times sem grandes jogadores e com uma história curta em Copas, com exceção da Celeste. Porém, há 60 anos não sabe o que é uma final, muito menos um título e hoje é considerada zebra.

Analisando grupo a grupo, parece fácil falar em favoritos. Mas quando se olha cada confronto, aparece uma incógnita quando tentamos apontar um vencedor, exceto entre Espanha x Paraguai. Por isso, vou tentar individualizar cada partida e falar um pouco do que eu acho que será daqui pra frente.

Uruguai x Gana: num jogo entre duas equipes do grupo das zebras, fica difícil fazer um prognóstico. Não há favoritos, já que tanto os africanos quanto os sul-americanos vem alternando boas e más atuações. Os uruguaios estão com uma defesa muito forte e um ataque que tem se mostrado eficiente quando necessário. Já os ganeses tem a força física como característica principal, tendo a esperança de gols em Asamoah Gyan, que apesar de matador, joga com a camisa 3. Jogo duro pros dois, mas eu aposto no Uruguai, mais pela simpatia com o time do que por qualquer motivo técnico.

Brasil x Holanda: clássico dos bons. De um lado, a laranja mecânica, que perdeu uma partida pela última vez em Setembro de 2008 e mantém 100% de aproveitamento em competições oficiais desde então, que inclui a Copa do Mundo e as Eliminatórias. Do outro lado, a seleção penta-campeã, que nos últimos 4 anos ganhou todos os torneios possíveis, como a Copa América, Copa das Confederações e as Eliminatórias. Com a camisa laranja, Sneijder, Robben, Van Persie. Com a amarelinha, Kaká, Robinho e Luis Fabiano. Pra mim, sem favoritos, até porque ambos jogam um futebol altamente competitivo. Será um jogo decidido em detalhes. Só espero que esses detalhes não seja apenas o gol, como se prega hoje em dia. Que seja um jogo cheio de alternativas, gols, jogadas bonitas e, claro, vitória brasileira.

Argentina x Alemanha: este talvez seja o jogo mais esperado da Copa. A ‘surpresa’ Alemanha está em grande fase, assim como nossos hermanos. Tanto Maradona quanto Joachim Low armam suas equipes com maior poderio ofensivo, o que faz com que o jogo seja uma promessa de espetáculo. A defesa alemã leva uma vantagem sobre a argentina, que por sua vez tem um ataque mais potente. Impossível prever o que acontecerá. Tomara que seja  um jogo pra 4×3, 3×2 ou que pelo menos nos faça sentir vontade de aplaudir após o apito final. Ah, o palpite? Alemanha passa!

Espanha x Paraguai: único jogo em que é possível palpitar sem hesitar: Espanha passa. Não com facilidades, mas também não encontrará um obstáculo tão grande assim. Os paraguaios se ressentem da falta de sua principal referência, o gordinho Cabañas, atingido por um tiro na cabeça no inínio do ano. Porém, isso não é motivo pra justificar o fraco futebol apresentado até o momento. Curiosamente, mesmo com esta bolinha jogada, esta é a Copa em que nossos vizinhos vão mais longe em toda a história. Só não acredito em milagres contra a Fúria, que até agora também não mostrou a que veio, mas vai ganhando confiança a cada vitória. Pra mim, já está na semifinal e aí pode começar a engrossar o caldo.

Quanto aos meus palpites das oitavas, outra vez acertei a maioria. Acertei a classificação do Uruguai, do Brasil, da Holanda, da Alemanha, da Espanha, da Argentina e do Paraguai. Ou seja, 7 entre 8 partidas. Errei apenas quando apostei nos EUA. Enfim, tá valendo, já que essa Copa acabou com o bolão de todo mundo que tem o mínimo de noção futebolística. É isso!

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

One response to this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: