Antecipação da janela: certo ou errado?

A notícia da antecipação da janela da CBF caiu como uma bomba no noticiário dessa segunda-feira por todo país. Após negar veementemente há uma semana, a confederação voltou atrás e, através da FIFA, liberou desde ontem a inscrição dos jogadores vindos do exterior, quando a data oficial seria em 03 de Agosto.

A minha opinião a respeito do tema é um pouco conflitante. Sempre achei que a janela ser aberta em Agosto era um exagero, visto que a temporada na Europa termina no fim de Maio e a partir de então as equipes nacionais já começam a contratar. Isso resulta em cerca de 2 meses de pagamentos de salários e tudo mais aos jogadores sem que eles pudessem jogar. E deixar pra assinar com o atleta perto da abertura seria um risco, porque os bons jogadores provavelmente já teriam clube. Porém, a forma como foi feita a liberação não foi das melhores.  Assim, em cima da hora, mudando o regulamento dos campeonatos, lembra os velhos tempos da famosa virada de mesa. O futebol do país, que estava com a credibilidade em alta após sucessivos rebaixamentos de times grandes, volta a dar um passo atrás.

Pensando agora nos clubes, vejo um chororô excessivo, principalmente pelos lados do São Paulo, que se julga prejudicado. Já acostumado com a postura arrogante da diretoria tricolor, não vejo motivos para tanto escândalo. A janela foi aberta para TODAS as equipes e se o São Paulo achou melhor não contratar, o problema é exclusivamente dele. A desculpa de que um jogador seria trazido, mas somente para o dia 03 é balela, afinal, ninguém planeja contratar jogadores de última hora. Quando se faz, são casos pontuais que surgem no mercado, como por exemplo Amoroso em 2005. Portanto, o choro é livre, mas lamentável. Sorte do Inter, que foi competente a ponto de trazer 3 grandes jogadores para a sequência da Libertadores.

Agora não adianta mais discussão. A janela já foi aberta, a maioria dos jogadores já estão inscritos e muitos estrearão hoje. Resta à CBF ser mais justa e anunciar ao final desta temporada que, a partir do próximo ano, a liberação será feita mais cedo. Dessa forma, não deixará margens para reclamações de que time X foi favorecido e o Y prejudicado. E, sem sombra de dúvidas, o passo atrás dado ontem será recuperado.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Pedro Henrique Gil Guerreiro on 21/07/2010 at 9:33 pm

    Nao eh chororo, eh sim mudanca de regulamento no meio da competicao… Para quem tem o minimo de conhecimento historico, eh sabido que atos como esse receberam o nome de DESPOTISMO, algo odioso feito para beneficiar um e / ou prejudicar outro. No cenario atual vemos bem quem foi prejudicado. Mas vamos com tudo, conquistar a america pela 4 vez e calar o BRASIL INTEIRO.

    Responder

    • Concordo que foi errado e se vc leu meu post, tá falando que eu não concordei com a mudança durante a competição! Só disse que na minha opinião a janela tem que ser aberta em meados de junho! Agora o que o SP tá fazendo tb não se justifica. Teve a chance de se reforçar, teve Deco e Belleti na mão e o péssimo RG não os quis. Agora se o Inter trouxe 3 bons reforços e foi favorecido, de nada vai adiantar dar entrevistas falando que existe armação contra o SP. Afinal, futebol é e sempre foi um meio sujo. Não vai ser uma declaração que vai mudar alguma coisa…

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: