Que fase!

Se existem fases também para um treinador, não tenho dúvidas em afirmar que Vanderlei Luxemburgo passa pelo pior momento de sua carreira. Detentor de um currículo vitorioso, considerado um dos maiores técnicos da história do país e único a estar entre os TOP3 há 20 anos, Luxa vive seu inferno astral particular no Atlético Mineiro.

O Galo de Minas, que acabou de ser derrotado em casa* pelo Inter, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, mas com um jogo a mais que as 4 equipes que estão atrás na tabela. Traduzindo em números, são 7 derrotas em 10 jogos. O curioso disso tudo é que há muitos anos o Atlético não montava uma equipe tão forte como essa. Quem olha do goleiro ao ponta esquerda, levando em conta a situação dos times no Brasil, logo apontaria o galo como um dos candidatos ao título. Um time com Fábio Costa, Réver, Junior, Ricardinho, Diego Souza, Daniel Carvalho, Tardelli, Obina e o jovem Neto Berola não pode jamais brigar na ponta de baixo da classificação.

Desde que eu acompanho futebol – e consequentemente Luxemburgo -, nunca tinha visto ele passar por uma situação parecida, tendo muita dificuldade pra conseguir fazer uma equipe forte jogar. Alguns vão dizer que ele não fez nada no Palmeiras em 2008/2009, mas esquecem que foi ele quem deu o título paulista depois de quase 10 anos sem conquistas da equipe palestrina. Todos que passaram por lá fracassaram. Pra piorar, Luxa havia prometido um título de proporção nacional a uma das mais fanáticas torcidas, e acredito que o Mineiro desse ano não será suficiente. Nas entrevistas após os jogos, Vanderlei tem dito que o time vem jogando bem. Posso estar enganado, mas não tenho a mesma visão que ele. Pra começar a ser competitivo, o Atlético Mineiro precisará melhorar muito a sua parte tática e técnica. Até porque, jogador é o que não falta pra ele.

Pensando por cima, podem existir diversos fatores pra tal má fase, como desinteresse na continuidade de sua carreira – como já demonstrou algumas vezes nos últimos anos-, problemas pessoais e muitos outros. O fato é que se Luxemburgo não acordar logo, amargará sua terceira demissão consecutiva, fato inédito em seu vitorioso ciclo no futebol.  Para alguém com um currículo tão glorioso, essa seria uma mancha irreparável em sua carreira, principalmente quando a mesma parece dar sinais de que o fim está próximo.

*O Atlético jogou na Arena do Jacaré devido ao fechamento do Mineirão para obras.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Mario Bross on 22/07/2010 at 12:47 am

    DECADÊNCIA DE UM TECNICO
    É decadência mesmo do seu luxa.
    Poderia ser o melhor técnico de futebol do Brasil.
    Isto se fosse exercer somente o atributo técnico,
    Quando ele exerce a função também de mananger.
    Este sr. passa a complicar a sua dupla profissão ficando a desejar.
    E para piorar ele não se contem, e passou a exercer a atividade de futriqueiro.
    Veja o bloq do seu arquirival, juca kfouri, ou o comentário do FELIPÃO do PALMEIRAS
    No Palmeiras em um passado longicuo ele deu alegria para a torcida, e em dois retornos com essa de manager/tecnico afundou o PALMEIRAS.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: