Os escolhidos!

Dois dias após ser anunciado como técnico da seleção brasileira, Mano Menezes já teve o privilégio de fazer sua primeira convocação. Antes das críticas do pessoal, saibam que essa não é a seleção ideal pra ele. Muitos jogadores não foram convocados por estarem em pré temporada em seus clubes na Europa e a prioridade foi daqueles que atuam aqui no Brasil. Tanto é que dentre os 23 chamados, 10 são estreantes. Bom, vou listando e colocando minha opinião a respeito.

Goleiros: Victor (Grêmio), Renan (Avaí) e Jefferson (Botafogo)

Acredito que em breve os dois últimos não serão novamente convocados. Não conheço o Renan, pode até ser um bom goleiro, mas o Jefferson eu tenho certeza que foi somente pra tapar buraco. Já Victor tem tudo para ser o goleiro brasileiro em 2014, dependendo da condição de Julio César.

Laterais: Rafael (Manchester United), Daniel Alves (Barça), Marcelo (Real) e André Santos (Fenerbahçe)

Na minha opinião, Maicon e Daniel Alves ainda tem chão pra queimar, mas se existe hora certa pra testar, então é agora. Por isso, boa aposta em Rafael, que vem jogando regularmente na Inglaterra. Do lado esquerdo, o lateral que já deveria ter ido pra Copa: Marcelo. O jovem já vem batendo um bolão no Real e tem tudo para ser nosso camisa 6 daqui 4 anos. André Santos só está indo pela falta de alguém mais capacitado, mas não deixa de ter seus méritos.

Zagueiros: David Luiz (Benfica), Réver (Atlético-MG), Henrique (Racing) e Thiago Silva (Milan)

Se existe um setor em que não deveria ser mexido, este é a defesa. O grande problema é saber que condições Juan e Lúcio terão em 2014, já com idades avançadas. E se o objetivo é renovar, Mano fez muito bem. Thiago Silva dispensa comentários pelo monstro que é. Sem dúvida será o zagueiro na próxima Copa. David Luiz, jovem jogador que atua em Portugal, é cobiçado pelos grandes europeus pela excelente temporada que fez. Ou seja, merecido. Quanto à Henrique e Réver, não sei se Mano optou pelo melhor. Na minha visão, Alex Silva e Miranda, ambos do São Paulo, tem mais bola. Mas talvez a chance de uma eventual final da Libertadores fez com que não fossem convocados dessa vez.

Volantes: Hernanes (São Paulo), Sandro (Inter), Jucilei (Corinthians), Ramires (Benfica) e Lucas (Liverpool)

Podendo contar com poucas opções, Mano escolheu pelos melhores. Sinceramente, eu esperava Elias no lugar de Jucilei, que se tornou a surpresa pra mim. Não achei justo Mano convocar Hernanes e Sandro, visto que estes podem desfalcar suas equipes caso elas cheguem na decisão da Libertadores. Quanto à Ramires e Lucas, vejo um enorme potencial em ambos, com grandes chances de formarem uma dupla de volantes de muita qualidade.

Meias: Ederson (Lyon), Ganso (Santos) e Carlos Eduardo (Hoffeinheim)

Pra falar a verdade, não conheço esse Ederson. Já ouvi falar algumas vezes, mas nunca o acompanhei. É uma aposta de Mano. Quando ao Ganso, dispensa comentários. Será o camisa 10 que há tempo tanto o Brasil não tem. Por fim, acho Carlos Eduardo um jogador bastante esforçado, que sabe jogar, mas não tanto pra estar numa seleção. Enfim, é um jovem e o Mano resolveu apostar. Vai que dá certo….

Atacantes: Robinho (Santos), Neymar (Santos), André (Santos), Pato (Milan) e Tardelli (Atlético-MG)

A outra surpresa da lista ficou por conta da convocação do André. Pra mim, merecidíssimo pelo que fez no primeiro semestre. Mas eu não acreditava, pois a mídia batia muito em cima de Ganso e Neymar. Quanto a este, Robinho e Pato, não há o que falar. Bons jogadores, acima da média e com idade pra jogar em 2014 em alto nível. Agora o que o Tardelli faz nessa lista, nem o Leão explica…

Enfim, Mano fez uma convocação de razoável pra boa, se levarmos em conta as poucas opções que tinha. A tendência é ele ir modelando a equipe conforme for testando. Acho que num futuro próximo, jogadores como Bruno César (Corinthians), Phillipe Coutinho (Inter de Milão) e Giuliano (Inter), aparecerão. Mas agora não é hora de críticas. Alguns nomes que estão nessa lista certamente estarão na Copa no Brasil. Porém, outros, nunca mais serão convocados. Portanto, hoje, Mano merece nosso apoio.

Siga-mw no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço!

Anúncios

7 responses to this post.

  1. Posted by Atleticano Fanático - O original... on 27/07/2010 at 1:13 am

    Quanta besteira, meu irmão…
    Com o Tardelli na Copa, era Brasil campeão!…
    Parabéns e boa sorte ao Mano.
    P.s.: A seleção é brasileira, e não paulista para o sofrimento da crônica paulista do Tietê!

    Responder

  2. Posted by anderson on 27/07/2010 at 10:35 am

    réver é amado pela torcida do gremio e mano o conhece. os zagueiros de sao paulo ele nao quis chamar, mesmo chicao, que é do corinthians. tardelli foi o artilheiro do brasil, do campeonato brasileiro e este ano tambem é um dos artilheiros do ano. é dificil achar um cronista que veja futebol do brasil inteiro!

    Responder

    • o que vc disse é verdade.. é mto dificil achar um cronista que veja futebol do brasil inteiro! porém, posso afirmar que Tardelli, pelo que mostrou no SP e no Flamengo, quando o acompanhei, não é jogador pra seleção. É um bom jogador, mas pra seleção precisa de algo a mais. Quanto ao Réver, acho ele um zagueiro muito bom, já que acompanho a carreira dele desde os tempos de Paulista de Jundiaí, mas ainda acredito que o Alex Silva está um degrau acima dele. Contudo, ainda acho ele melhor que o Henrique, que também foi convocado. Quanto ao Chicao, acho que ele só nao foi chamado por ja ter uma certa idade e provavelmente nao tera as mesmas condiçoes em 2014.
      Obrigado pela visita.. abraço!

      Responder

  3. Posted by mario on 27/07/2010 at 5:12 pm

    Tardelli nao merece vaga nem no atletico muito menos na seleçao.Já que ele é o sper artilheiro do Brasil por que a não convocaçao do grandioso washington?

    Responder

    • Não sei até que ponto foi sua ironia, mas o washington tb nao merece nem vestir a camisa do sp! Azar do Flu, que ta levando ele de volta..

      Responder

  4. Posted by Vanderson on 11/08/2010 at 5:13 pm

    Jefferson… “tapar buraco”? Só pode ser brincadeira… sabemos que só te interessa o futebol paulista, mas dava pra dar uma olhadinha nos jogos do botafogo contra os seus times neh? Jefferson foi disparado o melhor goleiro da campeonato brasileiro do ano passado e nesse ano aS premiaçõeS que ganhou no carioca dispensam comentários.
    Pode anotar… não só continuará sendo convocado, como vai se apoderar rapidinho da camisa Nº 1.

    Responder

    • Olá Vanderson…
      Eu acompanho sim futebol de uma forma geral e não acho o Jefferson um goleiro ruim. Mas na minha opinião existem goleiros melhores, como o próprio Julio Cesar, que acredito que jogará mais uma Copa. Em seguida, gosto bastante do Victor, que é jovem e tem o perfil traçado pela CBF de renovar os jogadores. Pra terceiro goleiro e até mesmo pra posição de reserva do JC, não acredito que um goleiro de 27 anos será convocado. Em 2014, ele terá 31´e não acho que será levado. Será muito mais útil ao futebol brasileiro deixar no banco um goleiro mais novo pra prepará-lo pra 2018. Tanto digo isso que o Rogério Ceni foi o melhor goleiro em 3 brasileiros consecutivos – 2006 / 2007 /2008 – e mesmo assim não foi convocado. Goleiro é uma posição de confiança do técnico e do time. E na minha opinião o Jefferson não passa essa confiança toda, apesar de ser um bom goleiro. Quer outro exemplo? O Bruno, hoje preso, era um goleiro de altíssimo nível que eu não convocaria por não passar confiança devido a algumas falhas por displicência.
      Abraço

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: