Como jogará o São Paulo?

Na noite de hoje, no estádio do Morumbi, não resta outra alternativa ao São Paulo que não seja a vitória, de preferência por 2 gols de diferença, pois 1×0 dá penaltis e qualquer outro placar só serve ao Inter. Ricardo Gomes faz mistério para anunciar quem e como jogará o time. São diversas possiblidades que só serão desvendadas momentos antes do apito inicial.

O técnico são paulino sinalizou com os treinos dessa semana que mandará a campo um 4-4-2 com menos velocidade e mais toque de bola, com Cléber Santana no lugar do contundido Richarlyson e Ricardo Oliveira na vaga de Marlos. Dessa forma, a equipe jogaria da forma tradicional, com 2 volantes e 2 meias, com o recuo de Fernandão. Porém o que me preocupa nesse esquema é a fragilidade defensiva do São Paulo jogando com 2 zagueiros e um lateral bastante ofensivo. Seria uma formação interessante, não fosse a necessidade da vitória sem ‘poder’ sofrer gols. Até porque tenho certeza que o Inter não fará a mesma retranca que enfrentou na semana passada, visto que um gol colorado praticamente decide o confronto.

Se eu fosse o técnico, armaria de forma diferente. A começar pelo esquema, que seria o 3-5-2. Apesar do maior número de zagueiros, não tem relação com a ofensividade do time. Bom, na zaga sairia jogando Alex Silva, Miranda e Xandão na sobra. Do lado esquerdo, Junior César com toda liberdade pra avançar. Já na lateral direita, Jean seria mantido mais recuado, apesar da péssima fase. Hernanes e Rodrigo Souto comporiam a dupla de volantes, enquanto um Fernandão mais recuado seria o responsável pela armação das jogadas. Na frente, Ricardo Oliveira e Dagoberto.

 Depois da escalação, há uma explicação. Não podendo tomar gols, é fundamental que se tenha uma solidez defensiva com jogadores que são da posição, sem improvisações. Na maioria das vezes que o São Paulo jogou assim com esses 3, o adversário não mexeu no placar. Com a ajuda de Jean pela direita, Rodrigo Souto sendo o primeiro volante marcador e Hernanes dando combate, o Inter já vai encontrar certa dificuldade pra chegar na cara do gol. Problema lá atrás solucionado, é hora de pensar em fazer os gols. Acredito que a grande chance será com as subidas de Junior César, pois assim o tricolor tem a opção dos cruzamentos e das jogadas trabalhadas por aquele setor, com Hernanes fazendo às vezes de meia quando a equipe tiver com a bola, além de um Dagoberto jogando mais aberto pela esquerda. Isso porque do lado direito Jean pouco avança e também não tem jogadores no setor que o ajudem. Porém, a chance de Celso Roth estar preparado pra isso é grande e caso não esteja dando certo, eu tiraria o Jean (independente de tempo de jogo) e colocaria o Marlos pelo lado direito, pegando o lado oposto da marcação Colorada. Nesse caso Hernanes teria que segurar um pouco mais suas subidas, pois a marcação ficaria vulnerável sem lateral marcador. E, apesar de ser contra apenas esse tipo de jogada, mais do que nunca as bolas paradas vão ser fundamentais pra tentar achar um gol.

Quanto ao que se cogita de entrar com 3 atacantes, acho muito improvável e desnecessário. A princípio, 1 gol leva a disputa pros penaltis, por isso não há motivos para desespero. Antes de querer partir pra cima do adversário, o São Paulo precisa começar a jogar melhor. Caso o jogo volte pro segundo tempo e a situação continuar como começou ou o Inter marcar um gol, aí sim é de se pensar em colocar um terceiro atacante, porque seriam necessários 2 ou 3 gols. Enfim, o São Paulo só passa do Inter se mudar a postura que teve no último jogo e buscar o resultado. Ficar tocando de lado chamando o adversário será fatal, já que do outro lado não tem jogador bobo. Espero sinceramente que o tricolor avance, mas na atual situação, além de melhorar o futebol, terá que contar com a ajuda da sorte também.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/blogdobuja

Abraço

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: